12 SEGREDOS PARA ACABAR COM OS SINTOMAS DO HORÁRIO DE VERÃO

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Trinta países praticam o horário de verão, com o intuito de economizar energia elétrica, aqui no Brasil, os moradores dos estados do  Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal devem adiantar em uma hora os relógios, estendendo o dia um pouco mais para aproveitar a luz solar, que nesta época do ano é intensa. Esta prática se estende pelo período do verão até a primavera, estações que possuem os dias iluminados mais longos do ano, tendo término no outono, voltando ao horário habitual atrasando os relógios em uma hora.

A ideia não é nova, foi em 1784 que Benjamin Franklin, teve esta ideia a fim de economizar em velas que era o sistema de iluminação da época. Mas foi apenas durante I Guerra Mundial que esta proposta recebeu devida atenção sendo praticada na Inglaterra e Alemanha e desde então diversos países foram aderindo à idéia e trazendo até hoje essa prática.

Mas, esta mudança não é tão simples quanto parece. O fato de se adiantar em uma hora o relógio cronológico, pode provocar sérios efeitos em nosso corpo. Alterando o relógio biológico. Uma grande parte dos brasileiros é sensível a esses efeitos. Tendo em seus organismos alguns incômodos que variam de acordo com o sexo, idade, terreno biológico e até a sensibilidade do sistema glandular e hormonal.

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O fato de alterar o ciclo das horas não traz de bônus o ajuste do corpo. Dormir uma hora mais cedo nem sempre é fácil, acordar mais cedo parece ser uma tarefa muito difícil e penosa pra muita gente, ainda mais durante os primeiros dias quando não se dorme bem. A Insônia, a diminuição do apetite, a fadiga, o cansaço, o aborrecimento, o mau humor e a sonolência, também podem acompanhar como os sintomas mais comuns, principalmente no período da manhã, que acompanham o dia-a-dia de milhares de trabalhadores.

O organismo humano passa por uma bagunça dando início a um fenômeno conhecido na área médica por “Desordem Temporal Interna” o ritmo de trabalho orgânico sincronizado é rompido saindo da homeostase, que é o equilíbrio necessário para o bem estar. E para se reorganizar demanda de um certo tempo que pode variar de pessoa para pessoa mas que acaba acontecendo a partir de 4 dias.

“Eu não gosto deste horário de verão. Quando o corpo finalmente vai se acostumando, já é hora de voltar ao que era antes, novamente os ponteiros do relógio vão marcar mais do que horas, outra fase penosa de adaptações” Opinou o escritor Welllington Budim de São Paulo, que percebe uma redução em sua criatividade literária, que normalmente está em alta no período noturno.

Os hormônios do sono estão ligados à luz e a escuridão. Nosso cortisol precisa ir baixando junto com o sol, e quando surgem às trevas da noite é a melatonina quem deve governar no sangue, acalmando todos os processos e atividades cerebrais, trazendo calma, relaxamento e o sono.

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Já para outras pessoas, o horário de verão não altera negativamente em nada a sua rotina, acabam por aproveitar essa tempo de claridade a mais para praticar esportes, sair de bicicleta, levar os pets pra passear e até dar aquela geral na casa. Quanta Energia! Pois é, parece que alguns sortudos são abençoados com esses efeitos revigorantes:

 “Eu gosto deste horário de verão. Mexe um pouco com o meu sono mas apenas nos primeiros dias, logo acostumo. Tenho a sensação de que o dia rende mais, de ter mais tempo. E acabo tendo mais facilidade em acordar. Mesmo porque nesta época o calor aumenta e não tem como ficar na cama por muito tempo. O que também gera mais cansaço. Aqui no consultório não tenho problemas com atrasos dos pacientes devido a mudança do horário. Tudo corre dentro da normalidade embora a maioria deles reclama por não gostar e tem mais dificuldade de adaptação. Mas é só, ainda bem, pois nunca apresentaram alteração de humor por conta disso, nem eu.” Observou a Dra. Brena Vaz, Ortodontista em Cotia.

Já a atendente em saúde Jaqueline Faria, de Boa Vista, relata não perceber sintomas: “Aqui fica até difícil perceber alterações pois o calor é forte sempre, e nosso estado de Roraima não tem horário de verão, pois o fuso  já é uma hora de diferença do horário de Brasília, nesta época quando muitos estados aderem ao horário de verão, nossos relógios ficam 2 horas atrasados em relação a São Paulo. Aqui ainda é 16:05 h. enquanto em São Paulo já é 18:05 h. Exemplificou.

E você, sente-se entusiasmado ou estafado com a mudança do horário? Como seu organismo se adapta e quais as dicas que você segue para “entrar nos eixos” rapidamente? Compartilhe conosco, deixe seu comentário aqui no blog.

DICAS PARA SINCRONIZAR OS SEUS RELÓGIOS.

Para sincronizar o seu relógio biológico com o cronológico, pode levar de 4 dias a semanas. Então vou deixar aqui algumas dicas fáceis que podem te ajudar a melhorar a qualidade do sono regulando os hormônios responsáveis por ele.

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  1. Prepare o quarto tornando o mais escuro possível: isso vale para leds de aparelho de televisão em stand by, abajour, frestas da janela;
  2. Celulares nunca ligados e ao lado da cabeça, suas ondas também podem atrapalhar o sono e um profundo relaxamento e reparação do organismo enquanto repousamos. O ideal seria não ficar no mesmo cômodo, mas como muitos o utilizam como despertador, o mais próximo ao chão possível aos pés da cama;
  3. Um ambiente silencioso, com temperatura agradável ajuda a induzir o sono, cuide disso também;
  4. Não faça exercícios físicos três horas antes de ir pra cama;
  5. Cafeína para os adeptos, até as 17 horas apenas, e em pouca quantidade, pois é estimulante do sistema nervoso central;
  6. Procure se alimentar antes das 19 horas e alimentos de fácil digestão;
  7. Duas horas antes de ir para a cama, coma 2 unidades da fruta kiwi;
  8. Ou coma 1 xícara de cerejas;
  9. Ou ainda, coma 2 unidades de bananas médias;
  10. Ou, durante o jantar coma macarrão integral com molho ao sugo (magro); Pois estes alimentos são ricos em triptofano, precursor da melatonina que é a responsável por realinhar o sono nessas condições de mudanças de fuso horário;
  11. Colocar os pés na água fria por 20 minutos também pode provocar alterações metabólicas, levando o cérebro a concentrar-se em equilibrar a temperatura dos pés, desligando-se de problemas, hiperatividade cerebral, preocupações e proporcionando sensação de calma, tranqüilidade e relaxamento induzindo ao sono;
  12. Ser acordado pela luz da manhã também pode auxiliar na adaptação deste processo. Pois é com a presença da luz percebida por nossas células, que se inicia o processo da produção do cortisol nos tirando do estado de sonolência. 

Siga estas dicas e ajude seu corpo a se adaptar mais rápido e muita saúde!

Por Ricardo Budim

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5 comentários em “12 SEGREDOS PARA ACABAR COM OS SINTOMAS DO HORÁRIO DE VERÃO”

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